(11) 99489-1787

contato@projetotpm.com

Projeto TPM

TREINAMENTO PARA MULHERES

O Treinamento Para Mulheres não se limita às fronteiras das variações hormonais, da TPM, das características fisiológicas, psicológicas e sociais. Exige a compreensão da alma feminina. Pode parecer exagero ou papo de feminista, mas não é.

Um dos experts no trabalho com mulheres, o técnico da Bernardinho, muitas vezes considerado duro, severo e impaciente, outras compreensivo, amigo e doce, acredita que trabalhar com mulheres necessita, ainda mais — reconhecer os próprios erros e valorizá-las nas conquistas, tudo isso de maneira muito especial.

As mulheres diferem dos homens em diversos aspectos fisiológicos: menor quantidade de massa muscular, maior percentual de gordura corporal, menor força absoluta, perfil hormonal e características antropométricas. Além disso, as mulheres têm um comportamento diferenciado, seja nos momentos de maior estresse ou nas vitórias.

Diante disso podemos afirmar que as mulheres são o sexo frágil?

Não, esse conceito é totalmente errado. Elas podem e devem ser cobradas veementemente, assim como fazemos com os homens; contudo, de acordo com as suas particularidades.

Quando nos referimos ao treinamento esportivo para mulheres é muito comum usarmos conceitos que deveriam ser aplicados somente aos homens. Um dos motivos para essa constatação é que a maioria dos estudos relacionados ao esporte (treinamento, nutrição, biomecânica e fisiologia), por inúmeros motivos, é realizado apenas com homens, mas as conclusões, embora pertinentes, são aplicadas às mulheres.

Além disso, o desempenho pode ser afetado pela fase ou período em que mulher se encontra. Durante o ciclo menstrual a mulher pode sofrer variações no desempenho, devido às alterações fisiológicas, e também no estado emocional.

Mulheres são tão — ou até mais — beneficiadas com o treinamento de força quanto os homens. Mas isso não implica em ganho exacerbado de músculos e perda da feminilidade.

Desde que sejam respeitadas as individualidades e características femininas, os treinos podem ser realizados na mesma magnitude para ambos os sexos.

Pensando nessas especificidades do treinamento para mulheres, apresento o Projeto TPM.

PROJETO DE TREINAMENTO PARA MULHERES

  • Definir objetivos (saúde, qualidade de vida, performance, etc) e oferecer subsídios técnicos para seu alcance.
  • Zelar pela integridade física dos clientes, por meio de um treinamento personalizado, respeitando a individualidade biológica e às necessidades de cada um.
  • Promover a socialização por meio de atividades de integração das participantes do projeto.
  • Promover saúde, bem estar, autonomia e melhora do auto-conceito por meio de exercícios físicos orientados dentro de um programa de treinamento individualizado.